Tema(s) Da Semana!


Tema do mês: Natal e as suas histórias.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Resposta a Anónimo

Antes de mais obrigado pela tua participação, é sempre importante perceber como o resto das pessoas "vêem" estas questões.

Eu queria antes de começar este texto por dizer que é desnecessária a classificação por "coisas" das pessoas. Ninguém deveria ser chamado, hetero, gay, ou bissexual porque não devia haver necessidade de as pessoas se fecharem em grupos. A Heterossexualidade, a Homossexualidade e a Bissexualidade não são doenças para serem tratadas como tal e nem são classes sociais para serem tratadas como "diferentes". Todos fazemos parte de um grande mundo e neste mundo existe racismo, homofobismo e outras coisas completamente desnecessárias, mas comecemos por coisas mais pequenas e mais simples.

Se forem ver bem e imaginarem uma sociedade que todo o tipo de casais andam na rua acham que isso vai confundir a pessoas sobrem quem andam? não ! as pessoas deveriam ter o direito de andarem com quem quiserem porque não é justo umas serem tratadas pior que as outras só porque são uma minoria.

Resumindo o que eu quero dizer é que deveria ser instruída uma nova forma de se abordar o assunto e passarmos de por etiquetas na pessoas e fecha-las no mundinho só delas, devíamos antes deixar as pessoas serem livres de escolherem quem amam sem ter de se justificar ou declararem se gays só porque não têm maneira de explicar que são bissexuais e ninguém conseguir acreditar que possam existir pessoas que gostem dos dois sexos.

---------------------------------

Caro anónimo comecemos então:

Uma pequena minoria de pessoas dentro do mundo homossexual são extravagantes (para não usar o teu termo que não é correcto), sendo essa minoria dentro de outra minoria um grupo de pessoas que usam o extravagante para passarem uma imagem de choque porque na sociedade actual só se vive assim, se não chamares a atenção não vais a lado nenhum. Isto aplica-se ao mundo do trabalho, ao romance e basicamente a todas as actividades rotineiras.

Essa pequena comunidade não é o exemplo máximo da homossexualidade, porque não vamos esquecer das lésbicas, só porque se sentem confortáveis em serem assumidos (termo que não deveria ser uma questão) e demonstrarem que estão no mundo da maneira mais chocante que quiserem, não signifiquem que representem toda a comunidade homossexual.

Esta comunidade de pessoas para engano teu tem todo o direito de se expressarem, exactamente como a função publica faz toda uma revolução nas greves e ate as pessoas que caminham na marcha da legalização da marijuana, porque lá está estão a tentar defender os seus direitos e para tal é preciso darem a cara e como o assunto prejudica muita gente as vezes é preciso uma "mascara" para as pessoas terem coragem de fazer certas coisas (podes confirmar isso em qualquer psicólogo).

Um exemplo muito comparativo do uso da extravagancia para passar a mensagem é o movimento hippie! Movimento que começou com a revolução sexual de um pais (os EUA) extremamente conservador que estava a entrar numa guerra completamente desnecessária onde apenas o abuso de poder reinava e só se queria era matar tudo e todos e governar tudo e todos. O que faziam os Hippies? exposição publica das suas partes intimas, festas com drogas e orgias, desfiles com roupas diferentes e tinham uma atitude diferente perante os problemas, tudo isto eram chocantes para maior partes das pessoas que não conseguiam sair da sua própria caixa e não pensavam nos outros.

O Mesmo se pôs com a revolução dos Afro-Americanos, com o uso das greves e dos desfiles se tentava mostrar ao mundo que as praticas impostas a eles eram inconcebíveis.

Estes dois exemplos muito se aproximam da situação com os direitos humanos que são retirados a pessoas que gostam de indevidos do mesmo sexo.

Na questão da Altura de Salazar, bem como todos nós sabemos (ou devíamos) a exposição publica de afecto também não era tolerada pelos casais heterossexuais, alias não se podia estar mais de 4 pessoas num café a falar porque eram logo acusados de estarem a conspirar contra o governo.

Mas já existiam homossexuais nessa altura, viviam na sombra e tentavam passar despercebidos, enquanto outros que tentavam ser diferentes e lutarem por eles eram espancados sem piedade. Por isso não concordo com a sua afirmação, visto que na altura de Salazar não se podia fazer muita coisa.

As crianças são pessoas simples, se forem ensinadas a verem que existe todo o tipo de casais, elas não vão ficar homossexuais só porque vêm duas mulheres ou homens de mãos dadas. Assim também diríamos que quando se anda na escola e os meninos e as meninas andam de pares a pares (ou seja menino-menino ou menina-menina) nas visitas de estudo ou em qualquer outra situação também estão a ser induzidas gostarem de pessoas do mesmo sexo porque estão de mãos dadas. Isto é um exemplo básico que se torna estúpido, o mesmo se aplica a verem pessoas de mãos dadas na rua ou aos beijos, não é por isso que as crianças o vão fazer.

No que toca as crianças com 15 anos que andam a experimentar, estas a falar propriamente em raparigas que se beijam umas as outras e acham tudo muito divertido e fazem mais vezes, bem a minha resposta a isso são varias alias. Primeiro existem muitas meninas que fazem esta tipo de actividades por gozo dos rapazes. É conhecido que os homens excitam-se a verem duas mulheres a beijarem-se e aos 15 anos muitos deles já começaram a produzir esperma (e no caso das mulheres terem o período) logo o sexo começa se a tornar numa pesquisa ( que alguns precisam de fazer e outros não) e essas meninas são induzidas a cumprir os caprichos dos meninos. Segundo também nessa idade existe actualmente uma revolução na maneira como elas se vestem. Leggings e mini sais e saltos altos, tudo roupas usadas faz anos por mulheres da prostituição e não podemos dizer que elas são putas e que se vedem por aí.

No que toca aos rapazes que gostam de decoração e de Madonna, acho que estás a ser demasiado especifico ou pouco directo na tua questão, porque quem põe a pressão que os rapazes que gostam deste tipo de coisas são gays, são os próprios grupos heterossexuais que não conseguem ver (ou nunca lhes foi ensinado) que as pessoas só por gostarem de certas coisas são inferiores a elas. Agora se me disseres que essa pressão feita nas crianças a ajuda a recorrer ao mundo gay para encontrarem pessoas que as aceitam independentemente se são gays ou não lá isso é verdade que acontece, mas mais uma vez é o preconceito que faz as pessoas terem medo e se separarem em grupos.

Acho incrível que se tire a credibilidade de um trabalho de cientistas só por causa da sua orientação, lá está outra vez a descriminação em situações completamente irracionais. Reafirmo que não estou aqui a atacar ninguém, simplesmente demonstrar o outro lado que maior parte das pessoas não vêem. No que toca de foram feitos por cientistas gays ou não esses estudos, não existem confirmações e claramente esse não deveria a questão, assim também se poderia dizer que os cientistas heterossexuais poderiam aldrabar os resultados dos trabalhos, e mais uma vez estaríamos a caminhar para o absurdo.

Chegamos a parte dos Pontos.

Ponto 1 - "Tenho a certeza que um casal gay não dará o carinho, o afecto que uma criança necessita, mesmo por todas as suas esquisitices e manias que têm!" - Gostava de saber porque razão um casal homossexual não dará tanto ou mais carinho que um casal hetero, visto que não chegaste a dar uma razão e simplesmente acresentas-te que apenas uma pequena comunidade dentro da propria comunidade homossexual é que poderia não ter essas capacidades.


Ponto 2 - "Estou convicto que um casal gay não saberá lidar quando na criança (falo na fase de adolescência) tiver os seus problemas amorosos e sexuais, pois se eles não passaram por isso, como irão poder aconselhar? E não me venham dizer que “Ah e tal, os casais gays também tiveram as suas relações”, não são relações, são noites, encontros ocasionais, trocam de parceiros como quem troca de cuecas!" - bem aqui está outra imagem que se tem da homossexualidade, só porque são homens seram então muito mais promiscuo e que os homossexuais que tiveram relações com mulheres (ou não contam) só podem ter sido curtes ou noites porque andam com homens agora. Isto é totalmente incorrecto visto que estás outra vez a ir buscar uma parte dos homossexuais e a afirmar que são a maioria. No mundo hetero os homens também são promiscus como também as mulheres são e não vejo isso impedirem as pessoas de terem ou criarem filhos. As pessoas deveriam ter liberdade a andarem com quem quiserem sem pressões antes de tudo. Na questão de não saberem aconselhar sobre sexualidade, existem livros (que todos os casais recorrem independentemente da sua sexualidade) existe a internet e muito provavelmente as pessoas teram contactos com amigas que poderiam ajudar as meninas no que toca a questões da menstruação ou até mesmo pedir ajuda a pediatras (não é para ajudarem que eles servem?). Outra coisa qual é a probabilidade de os filhos irem perguntar aos pais sobre sexualidade? não existe educação sexual nas escolas? psicólogas de escolas? e o facto de ser um assunto que se costuma ter vergonha de se falar com os pais por isso fala-se com outras pessoas.


Ponto 3 - "Uma criança não tem que ser submetida à crueldade das outras crianças só por mero capricho de um casal gay! Que diriam as outras crianças quando vissem o papá e o papá levar o filhote à escola? È uma coisa completamente irreal, nem dá para imaginar!" - Neste ponto eu posso concordar que existiria essa pressão toda, mas a pessoas educadas teriam uma mente mais evoluída e rapidamente essa situação se poderia resolver, também com aconselhamento na escolas ou aulas de educação sexual. Para evitar isto eu sou a favor de se autorizar o casamento antes da adopção, para as pessoas perceberem que não passam de casais como eles com o mesmo tipo de problemas e que se deixe de ver como diferentes.

Ponto 4 - "o crescer num ambiente de homossexualidade estará a despertar na mente da criança a curiosidade de seguir esses passos! Resumindo multiplicavam-se os casos gays! Imaginem um jantar de natal, o casal gay com o seu filho adoptado gay (por força das circunstancias), mais o namorado do filho, tipo 4 gays no seu jantar de natal?! Hum não me parece, deixem as coisas como estão, pois já são demais!" - Antes de tudo a homossexualidade não é uma doença que se transmite, nem um tumor que aparece por causa do "ambiente". Eu gostava de saber qual é a tua opinião para aparecerem filhos gays no meio de uma familia hetero. A Culpa é dos pais porque deixaram a criança ver um homem a beijar outro na tv ou um casal de lésbicas a beberem um café na rua? não creio. Gostava de saber se achas que só porque os pais são homossexuais que vão obrigar o filho a também ser! Digo te até que mais depressa querem que os filhos sejam heteros para não terem de sofrem o que os pais já sofreram por culpa das pessoas serem retrógradas. Presumo que o exemplo do jantar de natal seja por ser uma noite praticada pela religião católica, estou certo? bem acho que isso não é uma razão visto que se foi Deus que nos criou, porque nos haveria de criar assim?.

Acho que quem escreveu isto precisa de abrir mais a sua mentalidade ao desconhecido pela parte dele, e tentar perceber que o mundo evolui em frente dele e que muitos dos seus pontos são inconsistentes e mal fundamentados. Quero voltar a dizer que mais uma vez eu estou a tentar ser o menos pessoal nesta questão e manter acima de tudo uma visão mais global da situação.

Agradeço tambem mais uma vez teres mandado a tua opinião e fico há espera que continues a ver este blog e se quiseres voltar a mandar um mail com a tua opinião.



1 comentário:

  1. Li a parte dos pontos e não consigo ir embora sem deixar uma palavra.

    Ponto 1 - Homossexuais, de qualquer tipo que seja ( Homem com Homem ou Mulher com Mulher), são pessoas normalíssimas como todas nós. São pessoas com sentimentos que também sabem transmitir todo o amor e carinho, se o transmitem entre o casal também o transmitem aos filhos.

    Ponto 2 - Porque é que um casal homossexual não haverá de saber falar com os filhos em relação a isto e aquilo? São pessoas com capacidades como outra qualquer por isso acho que também têm a mesma competência que um outro casal qualquer e como referiste há assuntos que as crianças e adolescentes tem mais facilidade em " discutir " com amigos do que propriamente com os pais por isso não acho nenhum entrave.

    Ponto 3 - Não acho que as outras crianças irão descriminar esta ou aquela só pelo simples facto de ter dois pais ou duas mães. Ainda no outro dia ouvi na televisão duas mulheres casadas das quais uma delas já tinha uma filha de um homem e não foi descriminada nem nada que se pareça por parte dos colegas por a mãe ser casada com uma mulher, a criança até se dá bem com a mulher da mãe.

    Ponto 4 - Não acho que por a criança ser criada por homossexuais siga a mesma orientação sexual. Imaginemos que uma criança tem um pai e uma mãe que são violentos (fisicamente ou psicologicamente) um com o outro ou que estão divorciados, etc etc.. Se formos a pensar da mesma maneira esta criança também vai ser violenta com o/a companheiro/a porque os pais eram assim.
    Acho isto errado. Os sentimentos provêm de cada pessoa e do coração. E como foi dito a homossexualidade não é doença.

    Todos diferentes, todos iguais!

    ResponderEliminar

Opina sem medo. Este Blogue vive de opiniões =)
Obrigado.